Avançar para o conteúdo principal

Bairro Irene contra substituição de campo de jogos por horta comunitária

Por Cascais24
O campo de jogos na origem da polémica

09.07.2016


No Bairro Irene, em Alvide, na freguesia de Alcabideche, os moradores não querem ver substituído o campo de jogos por hortas comunitárias e, embora, existam aparentemente opiniões divergentes, a verdade é que a maioria quer manter preservado o que levou muitos anos a conquistar.

Esta quarta-feira, um grupo de moradores fez abortar parcialmente o trabalho de equipas camarárias que começaram a “destruir” o campo de jogos.

“Estamos mesmo a fazer uma petição online”, disse, a Cascais24, Sérgio Direitinho, um morador, pai de dois filhos ainda pequenos que acrescentou: “Nasci, cresci e vivo aqui e este campo foi uma grande conquista. No meu tempo jogávamos à bola na poeira!”.



Já Maria Lucília Costa Matos, a seu lado, manifestou-se contra a “continuidade” do campo de jogos como “está a funcionar”.

“Vivo aqui mesmo em frente e é muito incómodo, a altas horas da madrugada, não poder descansar porque há gente de fora que vem para aqui fazer barulho e jogar à bola, quebrando mesmo vidros de janelas”, denunciou.

“Concordo com a manutenção do campo de jogos, desde que seja preservada a segurança e o sossego de quem vive aqui à volta”, concluiu.

Segundo moradores, houve, entretanto, uma reunião com “alguém” responsável da Câmara, que terá prometido ir “estudar o assunto”. 




“Ficou-se com a convicção de que o projeto não vai avante, que o campo de jogos vai manter-se, com condições de segurança reforçada”, adiantou, embora sem grande esperança um outro morador. 

Piteira Lopes tem a "batata quente" nas mãos





 A substituição ou não do campo de jogos do Bairro Irene depende do vereador Nuno Piteira Lopes, curiosamente ao qual, inclusivamente, deve-se a inauguração, no ano passado, de um parque infantil na mesma comunidade, destinado as crianças até aos 12 anos.



Cascais24 procurou, através de um assessor da presidência, obter uma versão oficial sobre este polémico assunto, mas sem sucesso.



 Já o presidente da Junta de Freguesia de Alcabideche, Rui Paulo Costa, contatado por Cascais24 este sábado à tarde, assegurou “desconhecer o assunto e a polémica à volta do mesmo”, salvaguardando, contudo, tratar-se de uma questão de competência camarária, “até porque envolve hortas comunitárias”, que “não são da competência da Junta”.






Comentários

Ora aqui está uma situação que, claramente, devia pertencer ao foro exclusivo da Freguesia. A questão seria agendada para uma reunião da Junta, seguir-se-ia a discussão do assunto num prazo razoável, e levar-se-ia à votação da Assembleia de Freguesia, que faria aplicar a decisão final.
Não se compreende como é que o Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Alcabideche evita assumir uma opinião ... confessando "“desconhecer o assunto e a polémica à volta do mesmo”, salvaguardando, contudo, tratar-se de uma questão de competência camarária, “até porque envolve hortas comunitárias”, que “não são da competência da Junta”.
O facto é que o que lá está é um equipamento desportivo que deveria estar preservado e disponível para proporcionar aos fregueses um espaço de prática de exercício físico a que têm direito, na salvaguarada da sua saúde.

CidadãoRepórter+populares

Obra na quinta da Carreira apresenta contornos de alegada ilegalidade e falta de transparência

Por JOÃO CASANOVA FERREIRA Moradores, forasteiros e fregueses da Quinta da Carreira, em São João do Estoril, estão em pé de guerra com o presidente da autarquia de Cascais, o social-democrata Carlos Carreiras, devido à construção de mais um parque de estacionamento pago, limítrofe à estação ferroviária – numa área onde proliferam os parquímetros. Desde o dia 5 de abril que a Câmara Municipal de Cascais e/ou a Empresa Municipal de Mobilidade (agora Cascais Próxima) - uma ou outra ou ambas, pois desconhece-se quais as fronteiras jurídicas, técnicas, financeiras e outras das duas entidades - que está em curso uma empreitada de grande envergadura envolvendo diversas máquinas de terraplanagens, operação que decorre no maior secretismo, junto a uma linha de água, sem esclarecimentos à população e sem que tenha sido colocada no local qualquer informação, obrigatória por lei, no que respeita aos trabalhos em curso, início, termo, finalidade, custos e eventuais apoios ou contribu
  Amoreira.MORADORES TEMEM RUA PERIGOSA
  Bairro Irene contra substituição de campo de jogos por horta comunitária